Como escolher um bom curso na área de harmonização?

Frequentemente nos deparamos com essa dúvida de vários alunos:

_ “Professora como saber se o curso é mesmo bom?”ou

_ “Professora pode me indicar um bom curso?

Talvez você também já tenha se perguntado se o curso escolhido é mesmo bom e vai satisfazer suas expectativas.

Então o tema de hoje são dicas que pontuei para te ajudar na escolha de um bom curso dentro da Harmonização Orofacial. Vamos lá…

  1. Defina bem o tema que deseja aperfeiçoar dentro da especialidade. Por exemplo: “Agora quero aprofundar meus conhecimentos sobre toxina, ou fios, ou quero me tornar um expert em preenchimento labial.”
  2. Depois procure ler algum material sobre o assunto. Isso vai te ajudar a analisar o programa de cada curso.
  3. Procure um profissional de referência no tema. Muito cuidado com a “fama de redes sociais”, lembre-se que nem sempre é verdade o que aparece nas redes sociais. Muita coisa é manipulação de imagens e resultados. Por isso busque por indicações de colegas que já fizeram o referido curso, ou que conhecem a equipe de professores. Veja a qualificação Lattes dos professores e se possuem experiência clínica. Muitos professores não trabalham em consultórios e por isso não possuem experiência no dia a dia clínico, que é algo extremamente relevante para o aluno. Analise a capacidade intelectual e científica do professor. Isso também pode ficar falho no curso. Já vi muitos professores famosos que não sabem nada de ciência, ficam limitados a experiências de consultório e não sabem associar a ciência com a prática clínica, correndo o risco de ensinar coisas errôneas para os alunos.
  4. Veja o local de realização do curso. A estrutura física da escola. Veja de você terá conforto para realizar as aulas e os atendimentos. Se o local cumpre as regras sanitárias adequadas.
  5. Escolha uma cidade que seja confortável para você estudar e de fácil acesso. Já fiz cursos em lugares que demorava um dia todo para chegar e isso acabava com minha energia…
  6. Analise a distribuição do conteúdo. Se foi construído de maneira lógica, se tem distribuição da parte teórica, com treinamento em manequins e também em pacientes.
  7. Tenha oportunidades para conversar com o coordenador ou professor do curso e expresse suas expectativas. Veja se o curso em questão pode realmente suprir suas necessidades.
  8. Vá com o coração aberto e disposto a aprender ao máximo.
  9. Todos os dias após a aula recomendo ler os principais tópicos e anotar suas dúvidas para o dias seguinte.
  10. Não demore em colocar tudo em prática. Quanto mais praticar, mais consolidado ficará o aprendizado.

Espero ter ajudado você.

Até a próxima matéria.

Luciana Resende

Mais publicações