A Revolução do Magnésio

Ana María Lajusticia Bergasa nasceu em Bilbao em 26 de julho de 1924, filha de Jesús Lajusticia Alonso e Delfina Bergasa Goyenechea. Entre suas memórias de infância, destacam-se as relacionadas à alimentação tradicional e ao uso de ingredientes animais e vegetais que vêm desaparecendo da gastronomia atual. A antiga forma de cultivar os vegetais, a recuperação do colágeno das juntas da carne e os longos processos de cozedura foram elementos do cotidiano que mais tarde quis recuperar de uma forma única.

Ana María Lajusticia descreve uma infância feliz que foi interrompida pelas vicissitudes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Após a morte do pai, em 1937, começou a sentir taquicardias noturnas relacionadas à necessidade de ser uma boa aluna e, assim, poder contribuir com a economia familiar, então assumida por um tio materno. Aos 15 anos, mudou-se com a família para Madrid. Ela estudou o ensino médio e no ano letivo de 1941-1942, influenciada por sua avó Felicidad Goyenechea Artaza, ingressou na carreira de bioquímica.

Em 1947 aparece como uma das poucas mulheres que conseguiu não só terminar a licenciatura, mas também fazê-lo com mérito. Ela atribui o sucesso à consistência, disciplina e curiosidade. Em 1948 foi morar na província de Girona, pois ali encontrou trabalho nas Minas de Osor.

Como ele já contou em mais de uma ocasião: ‘Estou há 21 anos com um espartilho de vara; eu sei o que é estar doente, eu sei o que é estar bem. Refere-se à prescrição médica que lhe foi dada em 1955 e que seguiu de perto até 1973. Aos 43 anos, foi-lhe diagnosticado diabetes tipo II, o que não previa a extraordinária longevidade que apresenta hoje. Graças à sua formação como química, ela investigou até encontrar o problema: sua dieta era muito pobre. Faltava-lhe proteína e vitamina C, excedia o consumo de hidratos de carbono e os vegetais que comia eram pobres em magnésio.

Através de uma mudança na dieta e um aumento significativo na ingestão de magnésio, sua vida mudou. Aos 52 anos, ele deixou de usar espartilho e teve que enfrentar as consequências da atonia muscular que esse andaime artificial havia causado em suas costas.

A própria cura, a descoberta na própria pele do bem que uma dieta corrigida e ajustada pode fazer, fez da mulher basca a campeã da causa do magnésio e de outros elementos que tanto fazem bem à nossa saúde.

Ana María Lajusticia criou a sua própria marca de suplementos alimentares com o seu nome e imagem, com o objetivo de aproximar de todos os nutrientes tão necessários para o cuidado e preservação da saúde. Desde então, tem se dedicado incansavelmente a divulgar seu amplo conhecimento sobre alimentação e nutrição por meio de diversos meios de comunicação e, assim, ajudar a promover um estilo de vida saudável.

Seu amplo conhecimento teórico e prático levou Ana María Lajusticia a escrever sua primeira obra ‘A nutrição equilibrada na vida moderna’, que foi um sucesso extraordinário. Ele publicou doze livros, incluindo ‘Magnésio, a chave para a saúde’, ‘Artrose e sua solução’, ‘Dietas à la carte’, ‘Problemas de adultos’, ‘Alimentação e desempenho intelectual’, ‘Colesterol e triglicerídeos’.

Entre os livros publicados, destaca-se o seu primeiro livro publicado em 1979, ‘El Magnesio, clave para la salud’, um best-seller da época e com 7 edições publicadas no mesmo ano.

No ano 2000 assinou com a editora EDAF, escrevendo sua primeira obra com esta editora: ‘Superar osteoporose’, a que se seguiram edições atualizadas com novos estudos de seus livros anteriores e posteriormente mais duas obras inéditas; em 2006 ‘A resposta está no Colágeno’ e em 2014 ‘Magnésio no esporte’. A primeira de suas obras ‘Magnesium, key to health’ e ‘Osteoarthritis and its solution’ foram traduzidas para francês, alemão, holandês, polonês, tcheco, inglês e chinês. Da mesma forma, em alemão, ‘Dietas à la carte’, ‘Vencendo a osteoporose’, ‘A resposta está no colágeno’ e ‘Magnésio no esporte’ também estão disponíveis.

Mulher empreendedora e enérgica, mudou-se para Barcelona em 1973 e partilhou um negócio na Calle Laforja 63. Foi em 1980 que registou a sua própria marca Ana Maria Lajusticia®. Atualmente, a empresa familiar Distribuciones Feliu S.L. promove e distribui os seus produtos, que ela, aos 97 anos, continua a formular com entusiasmo para melhorar o bem-estar de todos.

Mantém uma intensa atividade social através das redes sociais graças aos seus colaboradores. Atualmente, ele tem mais de 500.000 seguidores em seu próprio canal no YouTube, onde publica semanalmente conteúdo relacionado à saúde. Esta, para além das suas conferências, workshops e entrevistas, é a forma como Ana Maria Lajusticia, aos 97 anos, continua a manter contacto com os seus fiéis seguidores. Embora esteja satisfeita com o enorme impacto que seu trabalho em favor dos suplementos alimentares teve, ela acredita firmemente que a ‘revolução do magnésio’ ainda está por vir.

É consumidora diária dos seus próprios produtos pelo efeito na preservação da flexibilidade articular, motilidade intestinal e digestiva, e pelos desafios intelectuais que ainda hoje enfrenta com rigor e paixão.

Gente eu achei o máximo essa matéria publicada no próprio site da ANA MARIA LAJUSTICIA, para nós que somos amantes de uma vida saudável e de recursos para melhorar a performance do organismo, achei essa dica demais.

Se gostou também compartilha o site. Vamos levar informação boa para quem precisa!

https://anamarialajusticia.es/ana-maria-lajusticia/

Mais publicações